Salas de estar…

By 26 de março de 2014Decoração, Destaques, Dicas
Local para receber amigos e compartilhar histórias, momentos!
A sala de estar está cada vez mais em evidência na hora de abrirmos a porta de nossos lares para nossos entes queridos. Não deixaria de compartilhar algumas inspirações de ambientes projetados por Arquitetos nacionais e internacionais recheados com dicas práticas.

Leblon - Paola Ribeiro

Para um ambiente ainda mais agradável, o rebaixo de gesso torna-se indispensável por possibilitar a criação de cenário no quesito iluminação. É possível trabalharmos com luminárias embutidas, com tons mais brandos (amarelados) e com feixes de luzes mais focados as peças decorativas deste ambiente (mesas de centro, aparadores etc).

Observem que a imagem acima, residência projetada arquiteta Paola Ribeiro, utiliza a sanca invertida com iluminação embutida (mangueira luminosa) para dar destaque a parede de tijolinhos.

Também foi instalados luminárias embutidas, com fundo recuado e borda branca, para iluminação da mesa de centro.

A sanca também se torna destaque para o ocultar de desnível, provavelmente de uma viga.

Limantos Residence by Fernanda Marques 2

Para salas grandes, nada melhor do que espaços integrados e móveis proporcionais. Já se foi o tempo onde criamos vários ambientes em único espaço aberto, com grandes dimensões, hoje as salas servem tanto para receber amigos, quanto assistir a tv ou simplesmente ler um livro.  Hoje ela centraliza a maior parte das atividades da casa, até mesmo o home office pode ganhar uma local descontraído para os estudos .

Mews House by TG-STUDIO 2

mk casa laranjeiras

Abuse de elementos e ornamentos decorativos que tenham ligação com os moradores! O interessante é que a casa e decoração, além da estética, tragam todo o aconchego e conforto em seu primeiro contato.

One Tree Hill by ONG&ONG

Os sofás em “L” estão em alta, além de visualmente atraentes e confortáveis, são em geral, de fácil adaptação para diversos layouts.

Sharon Neuman Architects have designed this house for a young family in Raanana, Israel. 1

As estantes são ótimas opções para livros, dvds e coleções no geral. Abuse da imaginação para a criação de módulos, dimensionamentos de divisórias (espaçamentos), uma verdade brincadeira com cores e a design. Particularmente adoro quando o ambiente possibilita a criação de nichos para embutí-las, assim ganhamos mais espaço de circulação.

Peninsula - Paola Ribeiro

paulaneder 2

Sugar Bowl Residence by John Maniscalco Architecture 2

Sugar Bowl Residence by John Maniscalco Architecture

Fontes de imagem e pesquisa: Contemporist    |    HomeDit     |    Home DSGN     |   Marcio Kogan   |   Paola Ribeiro    |    Paula Neder

Author Patricia Martino

Arquiteta, Decoradora e autora do blog http://www.pmartino.com/blog/

More posts by Patricia Martino

Leave a Reply