Lofts – Qual a definição correta?

Mas afinal, qual diferença entre o termo utilizado nos tempos atuais LOFTS x os antigos KITINETES?

A palavra LOFT foi mundialmente conhecida na década de 70, os antigos galpões industriais que se tornaram grande destaque em filmes consagrados de Hollywood, um exemplo clássico, o filme Ghost.

Loft - Gosth

Sim, com a inutilização dos polos industriais (antigas fábricas) Long Island City NY, e seus valores atrativos, muitos americanos optaram em adaptar seus estilos de vida e lares nestes novos espaços, que de pequenos não tinham nada! Era, e ainda é, possível encontrar antigos galpões adaptados com aproximadamente 150 m² ou mais e pé direito duplo de 6 metros ou mais.

inez-and-vinoodh-new-york-loft-2-600x400

Já  o nosso tão conhecido kitchenette ou abrasileiradamente conhecido como kitnetkitnete ou kitinete, tornou-se o americanizado loft, que de referência aos espaços nova iorquinos apenas se assimilham a funcionalidade e integração dos ambientes, onde é possível em uma metragem única quadrada, levantar paredes de acordo com a necessidade de cada morador, porém nossas metragens ao comparar nossas metragens, são no minimo 3 vezes menor do que os “verdadeiros lofts”, não esquecendo de considerar a altura padrão de pé direito de 2.55 m a 2.60 m  sem considerar o rebaixo de gesso (pé direito habitualmente encontrado em edificações recentes).

studio_dwg_ap_downtown_7

studio_dwg_ap_downtown_4

studio_dwg_ap_downtown_5

Ou seja, a evolução das cidades e a crescente ocupação de espaços que anteriormente eram áreas residenciais com gabarito médio de dois andares (pequenas casas geminadas), cederam lugar a mega construções, com mais de 20 andares – dependente do coeficiente da área construída, distribuídos em micro apartamentos com aproximadamente de 50m².

 Um dos projetos que tiveram seu conceito com maior proximidade aos famosos Lofts, é a empresa MAX Hous e sua flexibilidade de ArquiteturaAberta®. Vale a pena conferir o site e até mesmo visitar um show room.

8-studio-dwg-maxhaus-12

4-studio-dwg-maxhaus-24

5-studio-dwg-maxhaus-23

6-studio-dwg-maxhaus-20

 

Fontes de imagem e pesquisa:   Blog A Casa   |   Disegno a Milanesa  |   Loft   |   MAX Hous   |    Quitinete    |    Studio DWG    |   Trend Land

Author Patricia Martino

Arquiteta, Decoradora e autora do blog http://www.pmartino.com/blog/

More posts by Patricia Martino

Leave a Reply