Entrevista com os criadores de Na Casa da Joana

Uma entrevista mais que bacana com os criadores da Na Casa da Joana!

Na Casa da Joana é uma loja e-commerce de posters divertidos, clássicos, minimalistas…

Fizemos uma entrevista com os donos e criadores destas inspirações que podem parar na parede da sua casa. A  publicitária Roberta e o artista plástico Rogério são os responsáveis em compartilharem e acreditam que um lar é feito de amor, poesia, arte, música, simplicidade e muita alegria.

Em poucas palavras, como podemos definir Na Casa da Joana?

Somos uma loja online de pôsteres, cheia de artes e cores para alegrar os lares de todo mundo.
Sabemos que um lar deve refletir as pessoas que moram nele e é por isso que cuidamos com todo carinho de nossas criações, para que elas possam transmitir as ideias e a alegria dos nossos clientes em seus lares.

Qual era a ideia inicial ao montar o Na Casa da Joana? Vocês esperavam chegar a esta proporção no mercado?

Tudo começou quando nos vimos as voltas com a decoração do nosso próprio apê, um 2 quartos de 50m². Nós já tínhamos experiência com e-commerce e formação em publicidade e artes plásticas. Juntamos tudo e nasceu o Na Casa da Joana. A primeira venda do site foi para o Paraná (nós estamos no Espírito Santo) então vimos como o projeto poderia chegar longe. Hoje vendemos para todo canto do Brasil, para pessoas que querem deixar suas paredes mais alegres e para lojistas que ajudam a replicar as nossas ideias.

Existe alguma projeção para o próximo ano? 

Começamos com pôsteres sem moldura e em apenas 3 formatos, depois de alguns meses desenhamos a Moldura Flat, inspirada no design nórdico e exclusiva para o Na Casa da Joana. Nesse primeiro ano também inserimos uma nova opção de formato para os pôsteres e montamos nosso escritório. Em 2014, vamos ampliar o site com mais opções de suportes para os pôsteres e novos produtos, como papel de parede e outros objetos de decoração.

Qual o maior desafio encontrado no mercado para o desenvolvimento posters?

Quando falamos de pôsteres estamos falando de um produto que a primeira vista nos parece muito simples. Mas a tecnologia por trás da produção gráfica, dos papéis e outros suportes usados são frutos de muita pesquisa. A busca constante por inovação/criação é sempre o maior desafio e isso faz a diferença no mercado.

Quais etapas envolvem o processo de criação?

Como toda criação artística, a criação dos pôsteres depende de um olhar atento e de muita informação.
Começamos com as ideias rabiscadas em um caderninho que está com a gente o tempo todo. Quando uma dessas ideias estreia em nossa vitrine é porque já percorreu muitas etapas.
Primeiro redesenhamos a ilustração no Illustrator e começamos a fazer testes com paletas de cores, até chegar no que imaginamos como ideal. Nessa etapa também escolhemos a tipografia que vamos usar e o formato (horizontal e vertical). Depois, fazemos provas de gráfica para verificar as cores e a legibilidade. Por fim, fotografamos, montamos e inserimos no site.

Quais artistas, designers inspiram Na Casa da Joana? Quais bibliografias poderíamos encontrar na biblioteca dos criadores?

Gostamos muito das cores e do traço solto de Jean-Michel Basquiat. As serigrafias de Warhol. Toulouse-Lautrec (que é o pai de todos os cartazes). Adoramos as capas de disco e as pinturas de César Villela, a arte de Saul Bass para clássicos como O Iluminado, e a simplicidade de Guto Lacaz. Os Gêmeos, Banksy… São muitas referências! 🙂

Vocês utilizam sátiras do dia dia, ou de uma sociedade para criação dos posters? Dê onde vem as frases boladas, o grafismo utilizado nos desenhos?

Todos os pôsteres são criados no escritório Na Casa da Joana. São colagens de vários temas, sátiras, poemas, frases soltas que colhemos de amigos ou na internet. Nosso tema principal é a valorização do lar e tudo de bom que ele pode nos oferecer: o aconchego, o receber amigos, o descanso do final de semana, aquele nosso cantinho preferido. Mas não deixamos de lado o humor, a crítica e assuntos que adoramos como literatura, cinema.Temos uma vitrine gigante, sempre existe um pôster que vai combinar com alguém ou com algum amigo. As pessoas compram muito para presentear, para os “chás de casa nova”, para aniversário. Adoramos isso. Adoramos receber fotos de clientes mostrando como seus lares ficaram com nossos pôsteres. Esse é o Na Casa da Joana. Acreditamos que não há nada melhor do que compartilhar e isso

 

Espero que tenham gostado do bate papo…

 

Author Patricia Martino

Arquiteta, Decoradora e autora do blog http://www.pmartino.com/blog/

More posts by Patricia Martino

Leave a Reply