Bancada em mármore ou granito – saia

As bancadas em mármore/granito são ótimas sugestões para lavabos, banhos e tampos de cozinha.

Hoje no mercado encontramos “N” opções de pedras e acabamentos, mármore travertino Navona / Romano, nanoglass x marmoglass, branco prime, piguês, carrara, moca crema, granito preto São Gabriel, granito preto absoluto entre outros… além dos acabamentos apicuado / rústico / bruto, polido / brilhante e resinado translucido.

Veja uma imagem ilustrativa abaixo exemplificando estas diferenças de acabamento em uma mesma pedra de mármore travertino

Travertino diferenças de acabamento

 

Passando da escolha do material e seu acabamento, toda bancada, quando executada em uma loja especializadas, terá 3 divisões básicas e de grande influencia para o resultado final desejado: bancada/tampo, frontão e saia. 

saia
Mas afinal, sem ou com saia?

Hoje não temos uma regra ou padrão a seguir. Bancadas com ou sem este tipo de acabamento, terão sua variedade de acordo com resultado final que o cliente está buscando e também do modelo adotado em projeto.

Mas para a melhor adequação, funcionalidade e estética da bancada, é importante ressaltarmos algumas sugestões para a utilização das cubas modelo de encaixe ou semi-encaixe, pois a altura adotada para a saia, no mínimo deverá cobrir a altura da louça (veja desenho abaixo):

saia 2

Dica*: Sempre sugerimos que a saia “cubra” a altura interna da louça para que a  futura instalação de armário sob a bancada (gabinete de banheiro) não fique comprometida, mas existem casos que fogem a “regra”.  Toda a saia também deverá ter acabamento em 45º em sua junta (quina) para melhor acabamento da peça.

 Dt estudio -

Para cubas de sobreposição, você poderá escolher entre não utilizar ou utilizar a saia na altura que mais lhe agradar. Lembrando que sua altura, caso opte em colocar saia na bancada, não será limitadora, porém quanto maior, mais caro e trabalhoso será sua peça.

 

Dica**: o mármore é uma pedra extremamente porosa, não é aconselhável a utilização em áreas que tenham contato constante com água e abrasivos, por exemplo: bancadas de cozinha e área de serviço. Caso esteja buscando um acabamento para estes ambientes , opte pelo granito .

 

Fontes de imagem e pesquisa:     AU   |   Conceito Stone   |    DT Estúdio   |    Forum da Casa   |    Gramarcal

 

Author Patricia Martino

Arquiteta, Decoradora e autora do blog http://www.pmartino.com/blog/

More posts by Patricia Martino

Join the discussion One Comment

Leave a Reply