Tapetes

By 3 de janeiro de 2013Decoração, Dicas

Quando falei sobre tapetes na matéria interior, clique aqui e veja a matéria completa, mostrei algumas sugestões gerais!

De  forma clara e direta, especificarei um pouco melhor sobre as opções para melhor adequação e utilização no ambiente.

 


 

Tapete 1

O ideal é não tentar diminuir o tamanho do tapete por questão de economia, pois passará a mesma sensação que uma calça menor que o tamanho correto para seu corpo. O mesmo valerá para o ambiente, quanto maior, melhor!

Mas não exagere, pois 20 cm a 30 cm a mais do que o limite dos móveis do espaço fará que o ambiente crie uma proporcionalidade.


Tapete 5

Tapete 7

É uma questão de gosto,mas em sua maioria, será uma opção que melhor se adequará a quartos de criança e brinquedotecas (nos quais poderão ser utilizados deslocado no ambiente), como também são locais que não possuem espaço suficiente para modelos retangulares ou quadrados.

Mas vale lembrar, não é por que sua mesa de jantar é redonda você deverá obrigatoriamente utilizar um tapete redondo.

Em ambientes formais, de linhas retas, pode-se usá-los para quebrar a seriedade”, afirma Maria Lúcia Quaglio, designer da Fio Sobre Tela.

Tapete 6

 

Tapete 8

Tapete 2

As cadeiras devem ficar dentro da área do tapete mesmo quando estiverem em uso”, diz Maria Lúcia Quaglio.

O decorador Fernando Piva acredita que o ideal é 70 cm como base. Mas podemos manter uma média de 60 cm a 70 cm, para que as cadeiras tenham onde deslizar com facilidade sem que fiquem enroscando o tempo inteiro no final do tapete.

Acredito que o tempo das passadeiras já se foi!!!

Esteticamente falando tapetes “inteiros” em formatos retangulares, quadrados ou redondos, ficam mais elegantes e compõem melhor o ambiente.

 

Tapete 9

Além da função estética, o tapete atua como isolante acústico. Não existe home sem tapete”, afirma Daniel Al Makul. Os mais procurados, diz ele, são os modelos shaggy, mais altos e volumosos.

Fique atento ao rack, pois caso não seja suspenso, deixe de 10 cm a 15 cm a partir da peça para movimentar portas e gavetas.

Além de esteticamente compor o ambiente, o tapete nesta utilização atua com  isolante acústico.

Fontes de pesquisa e imagem:   Casa    |    Casa    |   Casa de Valentina    |    Casa & Jardim    |    Revista Glamour

Author Patricia Martino

Arquiteta, Decoradora e autora do blog http://www.pmartino.com/blog/

More posts by Patricia Martino

Leave a Reply