Nada como deixar o ambiente um pouco mais aconchegante e elegante!

Imagem retirada do site Casa & Construção.

Não importa se for colorido, listrado, desenhado, retangular, redondo, em algodão, sisal,  “volumoso” ou rasteiro, o importante é sempre adequar a dimensão do tapete ao ambiente e sua características também.

Como sempre digo FORMA E FUNÇÃO é vital para que a escolha seja sempre adequada! Também deve-se pensar no ambiente e se estamos falando em uma área com grande circulação de pessoas.

Utilizando listras com tons de rosa, vermelho e cinza, neste ambiente foi possível combinar o tapete com a estampa floral da cadeira. O segredo está em usar as mesmas tonalidades – Imagem retirada do site Um brinco.

Em geral, ambientes com grande utilização precisam tapetes mais resistente. Peças de 100% lã são super indicados nessas casos. Já os tapetes de seda, tapetes com materiais mais nobres e delicados, são indicados para áreas mais reservadas, como quartos e salas de TV.

Para não errar na hora de escolher a cor ou desenho do tapete, pense no ambiente e a cor predominante utilizada como integração do elemento.

Imagem retirada do site Mariana Rizzi.

Mas não pense que você deverá combinar exatamente a cor do tapete coma cor das paredes (verde, azul, roxo, etc). Como uma regra bem generalizada, de preferencia a tapetes claros em locais predominantemente escuros, pois servirá como neutralizador (tons de bege, marrom e fendi). Em ambientes pequenos evite tapetes com tamanhos monstruosos, muito desenhados e com cores escuras, pois isso fará com que o local transmita uma sensação de ser menor ainda.

O tapete poderá servir tanto para neutralizar um ambiente, como torna-lo colorido e cheio de vida!

Imagem retirada do site Antonio e Mario.

Imagem retirada do site CasaMIX.

Imagem retirada do site Mariana Rizzi.

Amplo, o living tem cores neutras dos estofados em algodão e tapete By Kamy  em tons de marrom com desenhos de pequenas listras, dando maior aconchego ao espaço que sem o tapete passaria a sensação de amplitude e frieza- Imagem retirada do site CasaMIX.

Projeto de Antonio e Mario, utilizando tapete na sala de estar By Kamy – Imagem retirada do site Antonio e Mario.

Ambiente projetado por Débora Aguiar (Mostra Black 2012) utilizando tapete linha Pele Patagônia By Kamy –  Imagem retirada do site By Kamy.

Ambiente projetado por Débora Aguiar (Mostra Black 2012) utilizando tapete linha Madras Ivory By Kamy –  Imagem retirada do site By Kamy.

DICA:

Tapetes finos e de tecidos nobres são indicados para pisos frios e madeira. Os tapetes mais rústicos, tipo sisal, podem ser utilizados com cerâmica e porcelanato também.

Vale lembrar que a exposição direta de raios solares sempre é inimiga de tecidos, quanto mais delicado sua composição mais chances de desbotar!!!

A utilização de antiderrapantes por baixo dos tapetes são ideais para evitar acidentes.

Uma das lojas com maior variedade e qualidade que indico para quem está procurando um tapede diferenciado é a loja By Kamy.

 

Fontes de pesquisa e imagem:  Antonio e Mario   |   By Kamy   |   Casa & Construção   |   Casa & Jardim   |   CasaMIX   |   Flickr   |    IG    |   Mariana Rizzi   |   Um brinco

 

Author Patricia Martino

Arquiteta, Decoradora e autora do blog http://www.pmartino.com/blog/

More posts by Patricia Martino

Join the discussion One Comment

Leave a Reply