Entrada mais que bem vinda! – Portas

By 13 de setembro de 2012Decoração, Destaques, Dicas

A porta de entrada do seu apartamento, hall ou residência pode ter diferentes formar e dimensões, como também poderá ser revestida com diferentes materiais, texturas e cores. Pensando nisso explicarei melhor e mostrarei algumas sugestões sobre uma porta versátil e ótima opção para ser colocada na entrada da sua casa.

Estou falando das portas PIVOTANTES!
 
 
 

A palavra PIVOTANTE significa girar à volta de um eixo fixo, ou seja, esse sistema é composto de um eixo vertical onde as peças de ferragem ficam embutidas no alto e na parte em baixo da porta, fazendo a folha girar entorno do eixo, possibilitando a abertura necessária para acesso ou saída do local com maior elegância.

Comparação entre portas – Imagem do autor.

Em uma porta tradicional, você encontraria dobradiças aparentes em uma das extremidades da folha da porta, distribuídas de acordo com peso e dimensão. Quando falamos nesta tipo de porta, com pivos, você verá um desenho mais limpo, sem dobradiças e ferragens aparentes, como também poderá abusar das dimensões e desenhos.

Sistema de fixação de uma porta pivotante. Imagem retirada do site Click Obra.

Projeto da exposição Casa Cor Rio (21ª edição), a Joalheria com a porta pivotante de vidro parece uma grande vitrine. Aberta, revela todo o interior. O puxador acompanha o mesmo revestimento da porta e sua forma retangular deixa mais elegante esta entrada. Observe que neste caso o puxador utilizado está centralizado na folha da porta. Projeto de Rodrigo Barbosa. Imagem retirada do site Vidrado.

IMPORTANTE: Caso opte por este estilho de porta, utilize a fechadura tipo rolete, pois permitirá abrir e fechar a porta sem o uso de maçanetas.

Imagem ilustrativa da fechadura utilizada para este sistema. Imagem retirada do site Click Obra.

E para as maçanetas, indico os puxadores de perfil retangular, que deverão ser adaptados  e posicionados de acordo com o dimensionamento da porta em questão.

Projeto de Flávia Amorim e Renata Melendez, a porta de entrada do apartamento ganhou leveza e transparência do vidro, com o arrojo da madeira resultando em uma barreira física, mas não visual. Repare que o puxador é feito na mesma madeira utilizada na porta, em perfil retangular (estreito e comprido). Fotos: Haruo Mikami. Imagem retirada do site Assim eu gosto.

A porta de entrada pivotante laqueada branca, ganha destaque com detalhe da madeira nogueira.Imagem retirada do site  Uol.

Veja que o puxador tipo “coxim” foi embutido na própria porta, juntamente com o detalhe da faixa em acabamento de madeira Nogueira separado por dois frisos em baixo relevo. Imagem retirada do site  Uol.

Feito de madeira laqueada a porta pivotante mede 1,50 x 2,50 m e ocupa o hall praticamente inteiro (largura). Outro destaque é o puxador de inox, com pegador vazado. Projeto de Carla e José Ricardo Basiches. Imagem retirada do site Casa Abril.

Imagem retirada do site Minha Casa Imaginária.

Vale lembrar que este tipo de porta também pode ser ultilizado em ambientes internos, porém seu dimensionamento e distanciamento do pivo devem ser proporcionamente calculado. Quando comento sobre o distanciamento do pivo, estou considerando a exata distancia do batente da porta até seu eixo de giro, geralmente colocada em 10 cm a 15 cm, como pudemos observar na imagem de comparação entre portas. Veja DICA no final da matéria.

Imagem retirada do site

Imagem retirada do site Click Obra.

No ambiente projetado pelas arquitetas Ana Bartira Brancante e Daniela Mattos, a porta leva revestimento de lâminas de bambu. Feita de MDF com frisos, mede aproximadamente 2,40 m x 2,30 m. Imagem retirada do site Casa Abril.

Imponente, a peça pivotante criada pela arquiteta Patrícia Hermanny tem 1,60 x 4,50 m, estrutura de aço e revestimento de peroba de demolição. A arquiteta fez questão do  desenho do puxador em aço inox. Imagem retirada do site Casa Abril.

Feita de cumaru, tem 2,80 m de largura e, no lugar da maçaneta, conta com sulco na madeira. Projeto de Mônica Drucker. Imagem retirada do site Casa Abril.

A porta de freijó, com puxador de metal, tem 3 m de altura e 1,50 m de largura e demarca a entrada social desta casa de campo. Ao lado dela, “panos” de vidro asseguram luminosidade natural no ambiente. Projeto de Alessandra Pires. Imagem retirada do site Casa Abril.

DICA: O dimensionamento mínimo pedido para uma passagem, no caso da largura para uma porta pivotante é de 110 cm, pois teremos que descontar a distância do pivo, aproximadamente 10 cm do incio do batente. Também vale ressaltar que a porta pivotante ficará mais bonita e marcante se tiver uma considerável largura, caso contrario, elas terá a aparência de uma porta comum, com a desvantagem de um vão de passagem menor.

 

Fontes:

Assim eu gosto

Casa Abril

Click Obra

Minha Casa Imaginária

Mirian Decor

Tijolos e Tecido

Uol

Vidrado

 

 

Author Patricia Martino

Arquiteta, Decoradora e autora do blog http://www.pmartino.com/blog/

More posts by Patricia Martino

Leave a Reply