O que é LACA?

By 22 de junho de 2012Decoração, Dicas

A laca é um acabamento versátil, utilizado para revestimento de móveis, gravuras, incrustações, como também diferentes tipos de objetos em madeira, fibras,cerâmica e acabamento final de instrumentos musicais.

Sua prática foi inciada por volta de 2000 a.C. na China, atingindo seu auge na dinastia Ming (1368 – 1643), onde surgiu a laca vermelha entalhada.Considerado um verniz, a laca é obtida a partir do refinamento da seiva da árvore Rhus vernicífera e sua extração é similar ao processo da árvore Seringueira.

Para ser realizada, deve ser aplicada em camadas finas, processo longo e complexo, repetido quantas vezes forem necessárias, atingindo um aspecto perfeitamente liso, uniforme e visivelmente “macio” . Entre as aplicações, depois de cada camada seca em atmosfera quente, úmida e livre de poeira, o objeto é polido e outra camada é novamente aplicada. Quando finalizado se torna um material não poroso e indissolúvel. A grande vantagem da laca é a diversidade de cores que poderemos “alcançar” com  a mistura /criação de pigmentos, além das opções para acabamento fosco, acetinado ou brilhante.

Mas fica um alerta, seu processo trabalhoso e complexo é delicado!

Qualquer arranhão ou lasca danificará a peça. Sendo necessário refazer todo o processo para restaurar o objeto.

Fontes

Revista Conceitual ABD #2

Única Móveis e Objetos

Whare House

Author Patricia Martino

Arquiteta, Decoradora e autora do blog http://www.pmartino.com/blog/

More posts by Patricia Martino

Join the discussion 4 Comments

Leave a Reply