Museu Oscar Niemeyer Curitiba – MON

Foto do autor.*

Foto do autor.*

O  Museu Oscar Niemeyer, mais conhecido como ” O OLHO”  pela sua estrutura externa, é um dos maiores complexos de exposição do Brasil. São 35.000 m2 de área construída, sendo que aproximadamente 18 mil m², mais que a metade da área total, foi destinada a exposições, além de auditórios, cafés e espaço de lazer.

Foto do autor.*

A história do Museu Oscar Niemeyer teve início em 2002, quando o prédio principal deixou de ser sede de secretarias de Estado para se transformar em museu. O prédio, antes chamado de Edifício Presidente Humberto Castelo Branco, passou por adaptações e ganhou um anexo, popularmente chamado de “Olho”.

Foto do autor.*

Com 70 metros de comprimento, 30 m de largura e cobertura parabólica apoiada em uma torre de 21 metros de altura, projetado em 2001 e construído em 2002, numa linguagem contemporânea, o anexo a edificação existente mostra claramente as formas dadas pelo Arquiteto, seus traços sinuosos aplicado ao concreto ganha a leveza de linhas finas.

Foto do autor.*

A estrutura do prédio é de concreto protendido, que permite vencer os grandes vãos da edificação com um enorme arrojo estrutural para a época em que foi projetado. Foto do autor.*

Foto do autor.*

 O edifício principal, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 1967, tem três pisos –subsolo, térreo e primeiro pavimento-, sendo totalmente estruturado a partir de linhas retas. Foto do autor.*

Foto do autor.*

Acesso ao salão principal (OLHO) feito pelo subsolo, através de um túnel que liga o pavilhão onde estão expostos o maior número de obras, como também espaço de lazer, café e loja de souvenir. Foto do autor.*

Salão principal do ” Olho ” – Foto do autor.*

 

O Museu Oscar Niemeyer já atraiu milhares de visitantes e garantiu ao Paraná um lugar de destaque no circulo nacional e internacional das artes consolidando-se como um dos maiores museus da América Latina e foi eleito um dos 20 mais bonitos do mundo.

 

Algumas informações para queles que futuramente visitarão o local

Telefone: (41) 3350-4400

Site: www.museuoscarniemeyer.org.br

E-mail: agendamento@mon.org.br

Horário de funcionamento: 
Terça a domingo: 10h às 17h30 (com permanência até as 18h)
Segunda: não abre

Bilheteria: Terça a domingo: 10h às 17h30
Segunda: não abre

Preço: 
R$ 4. Crianças até 12 anos, maiores de 60 anos e grupos de estudantes de escolas públicas, com visita pré-agendada, não pagam entrada. No primeiro domingo de cada mês a entrada é gratuita. Estudantes em geral pagam meia entrada (R$2).

Tanto transporte público, quanto ônibus turísticos são de fácil acesso, pois possuem pardas próximas ao museu.

Para quem optar ir de carro, existem bolsões de estacionamento no local, porém são descobertos, acessados pela Rua Marechal Hermes – e outro localizado na parte de trás – com acesso pela Rua Manoel Eufrásio.

 

 

Fontes

Artes Curitiba

Gazeta

Globo G1

Curitiba City

 

 

 

*Fotografias do autor tiradas durante visita ao MON. O crédito e autoria das imagens expostos são de Patricia Martino.

Author Patricia Martino

Arquiteta, Decoradora e autora do blog http://www.pmartino.com/blog/

More posts by Patricia Martino

Leave a Reply