20 inspirações para utilizar ladrilho hidráulico….

Referência da arquitetura colonial e origem bizantina, esse tipo de revestimento foi difundido na França, Itália, Espanha e Bélgica com o surgimento do cimento Portland, em 1824, quando passou a ser usado para decorar as mansões da nobreza.

Coleção de ladrilhos hidráulicos desenhado por Marcelo Rosenbaum e comercializado por Brasil Imperial – Foto retirada do site Glamour.

Foto retirada do site Território Casa.

Foto retirada do site Artesanato Decor e Culinária.

Quase um século depois, sua produção artesanal está de volta, resgatado pela tendência retrô sua receita permanece a mesma, inclusive, as fôrmas de bronze originais trazidas da Europa ainda são utilizadas para sua fabricação. Para execução de cada peça, as tintas são despejadas no molde, e depois desformadas. Na seqüência, ganha camadas de pó secante e cimento úmido. Após a prensa, a peça é levada ao descanso por 24 horas, seguida de imersão em água.

Para ressaltar o traço retilíneo da fachada deste casarão em São Paulo, o arquiteto paulista Roberto Migotto criou um patchwork de ladrilhos hidráulicos na porta pivotante da entrada e em volta dela – Foto retirada do site Casa Abril.

Um ladrilheiro experiente faz no máximo 15 unidades por dia, com desenhos e cores mais elaborados. Por isso, as encomendas levam de 20 a 40 dias para ficar prontas. O custo da instalação, sai de 25 a 30 reais o m2, sendo que um bom instalador chega a assentar 30 a 40 m2 de ladrilhos por dia, no caso de paginações simples.

Foto retirada do site Papo de Design.

Loft do Artista de Francisco Cálio – Foto retirada do site Glamour.

A média de preços varia de 25 reais o m2 (modelos mais simples), a 50 reais o m2 das peças lisas e de 60 a 180 reais o m2 os ladrilhos mais desenhados / trabalhosos. O alto custo tem explicação: quanto mais elaborado, maior o tempo para ser produzido.

Alguns fabricantes :      Brasil Imperial    –    Dalle Piagge    –    Ibiza    –    Ornatos

Foto retirada do site Território Casa.

O estilo contemporâneo da residência decorada por Maximiliano Crovato – Foto retirada do site Casa Vogue.

Coleção de ladrilhos hidráulicos desenhado por Marcelo Rosenbaum e comercializado por Brasil Imperial – Foto retirada do site Glamour.

Foto retirada do site Enfim casada.

Foto retirada do site Território Casa.

Foto retirada do site Território Casa.

Foto retirada do site Simples e Sofisticado.

Foto retirada do site Território Casa.

Foto retirada do site Território Casa.

O material é bastante resistente a impacto e desgaste. Porém, é necessário proteger o piso com um impermeabilizante, a fim de evitar manchas. O ladrilho é mais grosso que a cerâmica, portanto sua espessura deve ser levada em conta no preparo do contrapiso, pois o instalador deve ter prática de nivelamento, já que as peças artesanais são produzidas com espessuras que variam de 1,6 a 2 cm (os ladrilhos feitos para parede têm cerca de 1 cm, porque precisam ser mais leves). 
A boa adequação ao projeto é essencial: costumamos utilizar ladrilhos em terraços, halls, galerias, cozinhas, banheiros, salas de jantar e livings.

Por se tratar de uma peça porosa, todo cuidado é pouco na hora do assentamento. Caso contrário, o ladrilho pode sujar e ficar manchado. O ideal é encerar cada peça antes de ser colocada, vale lembrar que a instalação dispensa rejunte porque sua dilatação é muito pequena, ao contrário da cerâmica. Deve-se evitar instalar o ladrilho sobre outros pisos, em todo caso, se essa for a única opção, deve haver um contrapiso bem nivelado e impermeabilizado e com argamassa própria para colocação de piso sobre piso.

Lembrando que para um bom resultado sempre devemos procurar mão de obra especializada!!!

Foto retirada do site Artesanato Decor e Culinária.

Foto retirada do site Arquiteria.

Coleção de ladrilhos hidráulicos desenhado por Marcelo Rosenbaum e comercializado por Brasil Imperial – Foto retirada do site Casa & Jardim.

Apartamento reformado pelo designer Marcelo Rosenbaum  – Foto retirada do site Rocha Compensados.

Veja matéria completa sobre a colocação deste revestimento aqui!

Fontes de imagem e pesquisa:    Arquiteria   |   Artesanato Decor e Culinária   |   Casa Abril   |   Casa & Jardim   |   Casa Vogue   |   Enfim casada   |    Equipe de Obra   |   Glamour   |   Papo de Design   |   Rocha Compensados   |   Simples e Sofisticado   |   Território Casa

 

 

Author Patricia Martino

Arquiteta, Decoradora e autora do blog http://www.pmartino.com/blog/

More posts by Patricia Martino

Join the discussion 3 Comments

Leave a Reply